FAQ

Todos que tenham interesse! Seja você estudante de Ensino Médio, Graduação, Pós-Graduação, professor ou de qualquer área relacionada - ou não - às Ciências Biológicas; a Comissão Organizadora do XIII CAEB estará feliz em recebê-los para desfrutar de uma semana de discussões, cursos e atividades na área da Biologia.

Todos que quiserem participar do evento devem realizar seu cadastro na aba Inscrição no site oficial do congresso. A mesma só será confirmada mediante pagamento da taxa de inscrição.

Nota: Atente para o preenchimento correto de todos os campos do formulário de inscrição. Quaisquer ocorrências ou consequências decorrentes de falhas no preenchimento dos dados cadastrais são de inteira responsabilidade do congressista.

Não. Cada inscrição feita no sistema, após efetivada através do pagamento é pessoal e intransferível, válida apenas para a edição vigente do CAEB. É permitida somente 1 (uma) inscrição por pessoa.

A Comissão Organizadora do XIII CAEB não se responsabiliza por problemas técnicos que ocorram com o website, com o sistema de cadastro de inscrições utilizado ou com a opção de pagamento escolhida, que venham a afetar as inscrições. Entretanto, compromete-se a tentar resolver os problemas com os devidos responsáveis. Ao detectar um problema desses, entre em contato com a Comissão Organizadora pelo endereço contato@caeb.com.br.

Após a confirmação da inscrição, mediante pagamento da taxa, o congressista terá acesso à sua área interna no site (Área do Congressista), na qual poderá  escolher os minicursos de seu interesse, fazer a submissão de resumo, enviar fotos ou desenhos para o concurso de imagens e, posteriormente, receber seus certificados de participação.

Caso você não consiga pagar dentro dos prazos, poderá entrar novamente no link enviado em seu email e selecionar uma nova forma de pagamento.

Depende do tipo de pagamento escolhido no: as vendas com cartão de crédito são analisadas pela seguradora do cartão em até 2 dias úteis após o pagamento, por boleto bancário você tem 3 dias úteis e por débito online o pagamento é feito diretamente na conta bancária do usuário e processado em até 10 horas.

O login será o e-mail ou o CPF do CONGRESSISTA e a senha será definida pelo CONGRESSISTA e cadastrada no formulário de inscrição. Cada congressista receberá um email de confirmação contendo seu login e senha cadastrado.

A inscrição permite ao congressista assistir às cerimônias de abertura e encerramento, palestras, participar de mesas-redondas e 2 (dois) minicursos; submeter resumo para apresentação de painel e oral; enviar foto e/ou desenho para o concurso de imagens; acessar coffee-breaks e programação cultural.

Nota: A participação do congressista em todas as atividades não é obrigatória; contudo, é necessária a sua presença no credenciamento do XIII CAEB portando documento com foto para retirada do kit congressista; somente então o acesso às atividades do congresso será liberado.

A entrega será no primeiro dia do congresso, das 9:30h às 12:30h. Ao chegar, prossiga imediatamente ao local indicado para retirada dos materiais portando um documento oficial com foto. Congressistas que chegarem fora deste período poderão retirá-los diretamente na secretaria do evento mediante apresentação de documento oficial com foto.

Nota: É OBRIGATÓRIO o uso do crachá em local visível durante TODAS as atividades do evento.

Sim. É possível que ocorram outros eventos concomitantes ao XIII CAEB dentro do espaço da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tornando então o uso do crachá indispensável para o reconhecimento dos participantes do congresso por parte da Comissão Organizadora e Monitores. O acesso à área do evento e a participação em atividades relacionadas ao XIII CAEB poderão ser vetados ao congressista caso o mesmo não esteja portando o crachá de identificação em local visível.

Não. Apenas o congressista inscrito que comparecer pessoalmente ao XIII CAEB portando documento oficial com foto poderá retirar seu material e crachá de acesso ao evento. A entrega de materiais limita-se a 1 (um) kit congressista por inscrito.

Não. A Comissão Organizadora do XIII CAEB zela pela integridade física de seus congressistas, monitores e todos os que trabalham para a realização do evento. A participação dos congressistas em cada atividade do congresso será limitada pela capacidade de cada sala, estabelecida pela Diretoria de Logística e Infraestrutura de Ensino (DLIE – UNICAMP). Atente-se ao fato de que os minicursos, especialmente, seguirão um sistema de inscrição com número determinado de vagas, não podendo exceder este valor pré-estabelecido.

Não há reserva de vagas em minicursos. Após o pagamento da inscrição o congressista terá acesso à escolha de minicursos, dessa forma a alocação será feita em tempo real de acordo com a ordem de pagamento e acesso ao sistema pelos congressistas. As vagas nos minicursos só serão liberadas para escolha após o recebimento do pagamento da inscrição; portanto, recomenda-se atentar ao prazo de pagamento de sua inscrição, assim como a confirmação do pagamento realizando-os o mais breve possível.

Não. Uma vez realizado o pagamento da taxa de inscrição, em hipótese alguma o congressista receberá reembolso total ou parcial do valor pago.

Não. Como o sistema fornece automaticamente à comissão organizadora a lista de pagantes em relação ao nome cadastrado, não seria possível identificar quem serão os congressistas inscritos no congresso uma vez que apenas um nome apareceria no registro. Cada congressista deverá efetuar o seu cadastro no site e efetuar o pagamento de sua própria taxa de inscrição individualmente.

Após o pagamento da taxa de inscrição e a validação de seu pagamento pelo sistema, sua inscrição estará oficialmente realizada e será possível então o acesso à Área do Congressista no site do XIII CAEB. Você deverá acessar sua área interna do site o mais rápido possível para escolher seus minicursos de interesse, assim como para submeter os resumos e imagens para avaliação.

Após ter sua inscrição confirmada, o congressista terá acesso à sua área interna no site (Área do Congressista), onde poderá submeter o resumo de seu trabalho de acordo com as especificações assinaladas na página de submissão de resumos e no Regulamento geral do congresso. Atente para as datas de abertura das inscrições (quando poderá inscrever-se e, então, enviar seu trabalho) e encerramento do prazo de submissão de resumos para não perder esta oportunidade!

O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) seguir as normas da ABNT-NBR- 2016. O resumo deverá conter Introdução, Métodos, Resultados e Conclusão do trabalho, sendo restrito a até 2000 caracteres incluindo os espaços.

Todas as informações referentes à submissão de resumos constarão na Área do Congressista, sendo de responsabilidade única do congressista verificar em sua área interna se seu trabalho foi aprovado, negado ou se necessita de alterações para aprovação.

Esteja sempre atento à sua Área do Congressista pois o status do resumo, caso este necessite de alterações, será avisado através deste recurso com antecedência suficiente para que o congressista reformule/ajuste a proposta e reenvie-a.

O CAEB trabalha com 4 (quatro) grandes-áreas de estudo que representam, de forma geral e abrangente, toda a diversidade de caminhos a serem seguidos proporcionada pela Biologia. No momento da submissão do resumo, o congressista deverá escolher apenas uma opção dentre estas: Ambiental, Molecular, Saúde ou Educação. Esta opção representará a grande área onde seu trabalho estará inserido, sendo julgada de acordo com esta especificação por profissionais competentes do mesmo segmento.

Todos os resumos aprovados serão apresentados na forma de painel, devendo obrigatória e estritamente seguir as seguintes especificações de formato: 0,9m de largura por 1,2m de altura. No painel, devem constar o(s) nome(s) do(s) autor(es) (seguindo as normas da ABNT-NBR- 2016), instituições de origem do(s) autor(es) e instituições de fomento para trabalhos financiados. Ressaltamos que o congressista deverá ter consigo material próprio para fixação do painel (exemplos: fita dupla-face, fita-crepe, canaleta com corda). Após o término do período de exposição, é responsabilidade do(s) autor(es) a retirada imediata do material. Os organizadores não se responsabilizam pelo material que não tenha sido retirado.

A Apresentação de Painéis ocorrerá nos dias 26 e 27 de julho de 2017, sendo dividida de acordo com o número do código do painel disponibilizado no site www.caeb.com.br até o dia 21 de julho de 2017. Painéis iniciados com o número 1 serão apresentados no dia 26 de julho e painéis iniciados com o número 2 serão apresentados no dia 27 de julho, sendo que, em ambos os dias, a avaliação será das 16h as 17h30. Cada painel deverá ser afixado em seu respectivo local no dia de sua apresentação, no período das 14h00 às 15h30, e só poderão ser retirados após as 17h30. Após o término do período de exposição, é responsabilidade do(s) autor(es) a retirada imediata do material. Os organizadores não se responsabilizam pelo material que não tenha sido retirado.

Cada painel será avaliado por 2 (dois) avaliadores, ficando a critério destes se apresentar ou não como tal.

Pelo menos 1 (um) autor do trabalho, devidamente inscrito no congresso, deverá estar presente ao lado do painel durante toda a sessão oficial de Apresentação de Painéis. Não é preciso que seja necessariamente o primeiro autor do trabalho. Caso o painel esteja sem apresentador, o trabalho não será avaliado e não irá concorrer à premiação, sem recebimento de certificado. Durante a sessão oficial de apresentação, o congressista deverá assinar uma lista de presença que será passada pelo XIII CAEB, após isso será entregue seu certificado de participação.

Nota: Após a submissão de seu resumo, o congressista firma compromisso definitivo em apresentar seu trabalho caso este seja aceito.

A Apresentação Oral é uma modalidade específica além da apresentação de painéis, de participação não-obrigatória, com avaliação e premiação diferenciadas.

Os congressistas interessados em se inscrever deverão assinalar o item correspondente na própria ficha de submissão de resumo ao enviar seu trabalho. Serão selecionados 4 (quatro) trabalhos de cada área (Ambiental, Molecular, Saúde, Educação/Extensão) para a Apresentação Oral. O congressista contemplado receberá um e-mail notificando-o acerca da seleção de seu trabalho. A manifestação de interesse em participar da apresentação oral representa o compromisso definitivo do(s) autor(es) em apresentar o trabalho, se aceito, durante o congresso.

A apresentação deverá ser feita, obrigatoriamente, por um dos autores do referente trabalho, devidamente inscrito no congresso. O formato e conteúdo do material a ser apresentado é de total responsabilidade do congressista. A apresentação ocorrerá em local separado da Apresentação de Painéis, com uma banca julgadora selecionada pela Comissão Organizadora do XIII CAEB, tendo limite máximo de 10 minutos para que o congressista apresente seu trabalho em slides.

A Apresentação Oral será dividida em dois dias: os trabalhos selecionados nas áreas Ambiental e Molecular serão apresentados no dia 26 de julho, enquanto os selecionados nas áreas Saúde e Educação/Extensão, no dia 27 de julho. Em ambos os dias a apresentação ocorrerá das 16h às 17h30.

A manifestação de interesse em participar da apresentação oral, uma vez vinda do próprio congressista, representa o compromisso definitivo do(s) autor(es) em apresentar o trabalho, se aceito, durante o congresso.

O congressista poderá receber os certificados de Participação Geral no Evento (comprovando inscrição e comparecimento no mesmo), Apresentação de Painel (caso tenha submetido seu trabalho para exposição, sido selecionado e tenha comparecido para sua apresentação no evento), Apresentação Oral (caso tenha participado desta categoria), Minicurso (caso tenha comparecido e atendido à frequência mínima - 75% - do minicurso no qual inscreveu-se) e de Premiação (em caso de seu trabalho e/ou imagens do Concurso de Imagens tenha sido premiado).

Nota: Não serão entregues certificados de participação em palestras, mesas-redondas e atividades culturais.

Os certificados de minicursos e participação geral no evento serão disponibilizados para download na Área Interna do congressista apenas no período de 1º de Agosto a 31 de Dezembro de 2017. Após esse período, o CAEB não se responsabiliza pela emissão e disponibilização de certificados. Os certificados de apresentação oral, apresentação de painéis e premiações serão entregues durante o XIII CAEB, imediatamente após as respectivas sessões.

Os certificados estarão disponíveis estritamente no período de 1º de Agosto a 31 de Dezembro de 2017. Após esse período, o CAEB não se responsabiliza pela emissão e disponibilização de certificados.

É um concurso cultural promovido pela Comissão Organizadora onde os congressistas podem enviar fotos e/ou desenhos de sua autoria que representem o tema designado para o concurso. As fotos/desenhos que estiverem participando serão impressas pela Comissão Organizadora no tamanho 15x21cm e expostas durante o XIII CAEB para que os congressistas possam votar e eleger seus preferidos. Cada congressista tem direito a 1 (um) voto por categoria. A melhor fotografia e o melhor desenho serão eleitos por voto dos congressistas presentes no XIII CAEB.

O tema para esta edição do CAEB é: “Detalhes da vida”.

A submissão do material para participação no Concurso de Imagens deverá ser feita em sua área interna no site oficial do evento (Área do Congressista) até o dia 17 de Maio de 2017. O concurso está dividido em duas categorias: Categoria I - Fotografias; Categoria II - Ilustração. Cada congressista pode enviar no máximo 2 (duas) imagens, uma em cada categoria, ou seja, uma fotografia e uma Ilustração.

Todas as imagens submetidas devem atender ao tema do concurso: “Detalhes da Vida”. Não existem especificações por parte da Comissão Organizadora quanto a tamanho ou resolução das imagens enviadas, ficando a critério do congressista sua formatação; entretanto, avisamos que as imagens serão impressas no tamanho 15x21cm para exposição no evento. A Comissão Organizadora irá avaliar se as imagens enviadas adequam-se ao tema proposto. O congressista deverá confirmar em sua área interna do site se a(s) imagem(ns) enviada(s)foram aprovada(s) ou rejeitada(s). Não serão aceitas imagens que permitam a identificação de rostos por motivos de ordem legal, sendo automaticamente negada a participação de material que contenha este aspecto no concurso de imagens.

O tema para esta edição do CAEB é: “Detalhes da Vida”.

O Concurso de Imagens está dividido em duas categorias: Categoria I - Fotografias; Categoria II - Ilustração. Inscreva seu material de acordo com a categoria pertinente. A exposição das imagens e votação em ambas as categorias ocorrerão durante todo o evento.

As imagens estarão expostas e a votação disponível durante toda a semana do XIII CAEB, encerrando-se apenas no último dia do evento, antes das premiações e da cerimônia de encerramento. A melhor fotografia e o melhor desenho serão eleitos por voto dos congressistas presentes no XIII CAEB. Cada congressista tem direito a 1 (um) voto por categoria. Pedimos que, em sua escolha, atente-se ao tema do nosso concurso de imagens: “Detalhes da vida”.